quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um único currículo???


Dando continuidade a esse diário venho contar alguns apontamentos realizados na aula do dia 05/04/2013. Esta aula foi dedicada à apresentação dos textos: “Há polissemia?” de Roberto Sidnei Macedo e “Entre o mito do ‘bom selvagem’ e o processo da Educação racional, na interligação do currículo com as finalidades educativas” do autor Lino Moreira da Silva. Vale ressaltar, que ambos os textos deveriam ser relacionado com o vídeo “Os perigos de uma história única” da historiadora Chimamanda Adichie.
O primeiro texto foi apresentado pelas colegas Rosana e Gleina, que colocaram em discussão a exclusão das minorias, em especial, os portadores de alguma deficiência. Tal exclusão está muitas vezes relacionada com a proposta de um currículo único.
Com essa conversa em sala e o vídeo em mente refleti a respeito dos problemas que existem em possuir uma única visão sobre qualquer aspecto, em particular, sobre um único currículo. Principalmente, porque somos todos diferentes, com especificidades distintas. E também como Chimamanda Adichie em seu vídeo diz: “A única história cria estereótipos e o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos.”.
 Já o segundo texto foi discutido pelos colegas Lourdes, Dessano e Pollyanna. E continuando a discussão anterior, apresentaram a importante dos atos curriculares diante desse contexto de unificação do currículo. Pois, são nos atos curriculares que conseguiríamos trabalhar as diferenças dos nossos alunos. Por outro lado, os atos curriculares correm o risco de também contar uma histórica única, uma vez que é constituído pelas nossas concepções.
Assim, encerro me questionando sobre até que ponto as diferenças devem ser ressaltadas no currículo. Opss... vale ressaltar que para ter acesso as resenhas dos textos entrem nos links:




Um comentário:

  1. Fez um bom apanhado do que foi discutido.Quanto ao risco de nossos atos curriculares também serem histórias únicas cabe destacar que aí que deve entrar a consciência e a reflexão permanente da prática....papel do professor reflexivo.

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