terça-feira, 2 de julho de 2013

Avaliação e Currículo

Nossa última aula da disciplina Tendências Curriculares Contemporâneas foi realizada no dia 21/06/2013. Em tal aula discutimos sobre avaliação e currículo.
Primeiramente relembramos que currículo é caracterizado pela a construção e seleção de conteúdo, por práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmica sociais, bem como, é temporal e espacialmente organizado em cada contexto social.
Em seguida partimos para o segundo tema a avaliação que é uma das atividades do processo pedagógico. A avaliação sofre influência e influencia o currículo. Quando avaliamos estamos selecionando os conhecimentos organizados no currículo que entendemos serem importante. Diante disso, o que priorizamos na avaliação determina as competências e conhecimentos do currículo.
Além disso, foi destacado, em aula, que a avaliação não deve ser entendida como um método para quantificar ou medir o aprendizado do aluno. E sim, compreender que avaliar supõe futuro, no qual o aluno tem potencialidades que podem ser atingidas.
Nesse sentido, podemos combinar duas formas de avaliar, a avaliação formativa (que orienta o aluno durante o processo de ensino-aprendizagem) e a somativa (que acontece no final do processo e aprecia apenas com o resultado) para que possamos obter informações mais completas sobre o aprendizado e as potencialidades do aluno.  

Diante dessas considerações, percebemos que devemos ser bastante criteriosos durante o processo de avaliação, pois ela pode gerar a exclusão ou reforça-lá.  Assim, a avaliação deve ser muito bem esquematizada, refletida e coerente ao tipo linguagem, conteúdo e objetivos. 

Um comentário:

  1. Percebe-se que aproveitou bem a nossa conversa sobre a avaliação. Que você incorpore esses conceitos à sua prática.

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