Nossa última aula da
disciplina Tendências Curriculares Contemporâneas foi realizada no dia 21/06/2013.
Em tal aula discutimos sobre avaliação e currículo.
Primeiramente
relembramos que currículo é caracterizado pela a construção e seleção de
conteúdo, por práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmica sociais,
bem como, é temporal e espacialmente organizado em cada contexto social.
Em seguida partimos
para o segundo tema a avaliação que é uma das atividades do processo
pedagógico. A avaliação sofre influência e influencia o currículo. Quando
avaliamos estamos selecionando os conhecimentos organizados no currículo que
entendemos serem importante. Diante disso, o que priorizamos na avaliação
determina as competências e conhecimentos do currículo.
Além disso, foi
destacado, em aula, que a avaliação não deve ser entendida como um método para
quantificar ou medir o aprendizado do aluno. E sim, compreender que avaliar
supõe futuro, no qual o aluno tem potencialidades que podem ser atingidas.
Nesse sentido, podemos
combinar duas formas de avaliar, a avaliação formativa (que orienta o aluno durante
o processo de ensino-aprendizagem) e a somativa (que acontece no final do
processo e aprecia apenas com o resultado) para que possamos obter informações
mais completas sobre o aprendizado e as potencialidades do aluno.
Diante dessas
considerações, percebemos que devemos ser bastante criteriosos durante o
processo de avaliação, pois ela pode gerar a exclusão ou reforça-lá. Assim, a avaliação deve ser muito bem esquematizada,
refletida e coerente ao tipo linguagem, conteúdo e objetivos.
Percebe-se que aproveitou bem a nossa conversa sobre a avaliação. Que você incorpore esses conceitos à sua prática.
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